Project Description

Ensino Fundamental I

ENSINO FUNDAMENTAL (SÉRIES INICIAIS – 1º AO 5º ANO)

O Colégio Cristo Rei propõe um ensino de qualidade por meio de uma prática educativa adequada às necessidades sociais, políticas, econômicas e culturais da realidade brasileira, que considera os interesses e as motivações dos alunos e garante as aprendizagens essenciais para a formação de cidadãos autônomos, críticos e participativos, capazes de atuar com competência, dignidade e responsabilidade na sociedade em que vivem.

A aprendizagem significativa só ocorre quando existe a compreensão de significados, relacionados às experiências anteriores e vivências pessoais dos alunos, permitindo a criação de problemas desafiantes que incentivem o aprender mais, o estabelecimento de diferentes tipos de relações entre fatos, desencadeando modificações de comportamentos e contribuindo para a utilização do que é aprendido em diferentes situações.

Sendo a aprendizagem um direito de todos os alunos, o Ensino Fundamental (séries iniciais) visa desenvolver habilidades, ampliar conhecimentos e avançar de forma crescente. Observamos este processo ocorrer claramente com as crianças em fase de alfabetização: primeiramente conhecem as letras de seu nome, depois passam a identificar estas letras em outros lugares, interagem com diversos gêneros textuais, utilizam-se de hipóteses pessoais para escrever, analisam, sofrem intervenções do meio e avançam em um processo contínuo que culmina em um leitor e escritor fluente. De forma não diferente, este processo ocorre com todas as outras disciplinas e nas diferentes turmas.

Em 2019, passamos a colocar em prática o uso das metodologias ativas, que surgem como propostas que ressignificam as funções dos alunos e professores, solicitando a participação ativa de todos os envolvidos.

A partir dessas metodologias e recursos pedagógicos, tecnológicos e criativos, os educadores estimulam os alunos a assumirem o protagonismo na construção do próprio conhecimento, com o objetivo de que passem de um comportamento passivo para o ativo e assim reflitam, estabeleçam relações, façam descobertas, analisem os problemas e sugiram soluções.

A avaliação tem o objetivo de estabelecer parâmetros de atuação de professores e alunos. Ela serve para mediar tomadas de decisões no processo de ensino e aprendizagem, contribuindo para tornar o aluno consciente de suas conquistas e necessidades, fazendo com que se sinta responsável por suas atitudes e sua aprendizagem.

É importante lembrar que uma aprendizagem significativa não está ligada somente a aspectos cognitivos, mas está também relacionada a referências pessoais, sociais e afetivas. Assim, razão e emoção estão ligados para estabelecer novos significados para o aluno. Por isso, entendemos que a aprendizagem não ocorre da mesma forma e no mesmo momento para todos; interferem nesse processo as diferenças individuais, o perfil de cada um, as diversas maneiras que as pessoas têm para aprender. Por isso, nossos alunos são respeitados e diferentes estratégias são utilizadas para que todos possam concretizar a aprendizagem.

Sendo um colégio sócio interacionista, entendemos que aprender não é um processo somente individual, nem mesmo limitado às relações professor/ aluno, é um processo que está intimamente ligado a um grupo social. Os alunos participam das aulas trazendo tanto seus conhecimentos e concepções quanto seus interesses, preocupações e desejos para sentirem-se envolvidos num processo ativo, no qual a troca provoque o enriquecimento de todos.

Neste processo, a intervenção e mediação do professor e a troca com os pares criam condições para que os alunos desenvolvam competências e conhecimentos. A escola torna-se um ambiente desafiador, respeitoso e que entende a personalização do ensino como necessária.

Dessa forma, as salas de aula são um espaço de conhecimento compartilhado no qual os alunos são vistos como indivíduos capazes de construir, modificar e integrar ideias, tendo a oportunidade de interagir com outras pessoas, refletindo acerca de seus procedimentos e de suas aprendizagens.

Coordenadora Simone Costa

E-mail: fundamental1@colcristorei.com.br

Corpo Docente

  • Amanda Cabral Vieira Benites. – INGLÊS
  • Amanda Ruas da Silva.
  • Amanda Acosta Cruz. – EDUC. FÍSICA
  • Bárbara Aparecida Batista. – INGLÊS
  • Charlene da Costa Rato.
  • Cristiane Romano Freire.
  • Dayane Rosa Demori. – INGLÊS
  • Elaine Aparecida Mariusso Gibelli.
  • Éricka Grecco Gomes Duarte.
  • Érika Campos Tsukamoto.
  • Fernanda Veríssimo Morgado.
  • Fernanda Vieira Angeli Garavelli.
  • Glaucia Cardoso Lopes. – ESPANHOL
  • Hellen dos Santos Grzadziel.
  • Iara Otília Russo de Oliveira Ramos.
  • Juliane Benício de Albuquerque.
  • Maria Carolina de Medeiros Bianchi.
  • Luciane Dege Magalhães Gonçalves dos Santos. – ARTE
  • Priscila da Costa Silva
  • Rafaela Regina da Silva Caetano.
  • Renata Nery Azevedo.
  • Renata Palladino de Bene.
  • Rosângela Aparecida Nascimento Rocha Mattar.
  • Sheila Luci Pinto Bontorim.
  • Vânia Policiano Vieira.
  • Wagner Selani da Silva. – EDUCAÇÃO FÍSICA

Horário de aulas Ens. Fundamental I

  • Manhã: 7:20 às 11:50
  • Tarde: 13:00 às 17:30

CANDIDATOS AO 1º ANO EM 2019

De acordo com a legislação vigente (Deliberação CEE-SP n. º 166/2019 e Parecer CEE 137/2019), para o aceite da matrícula no 1.º Ano do Ensino Fundamental, será observada a seguinte correspondência:

 

Curso Ano/Série Idade mínima
Ensino Fundamental 1.º Ano 6 anos completos até 31/03/2019

 

 

 

OBS.: As crianças matriculadas no 1º ano, em instituição de ensino devidamente credenciada, terão a sua progressão assegurada sem interrupção, mesmo que a data de nascimento seja posterior ao dia 31 de março, considerando seus direitos de continuidade e prosseguimento dos estudos.