Área Restrita
Acesso Webmail | Esqueceu a senha?

Ensino Fundamental I

Novembro 2017
D S
1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30

Ensino Fundamental I

Coordenadora Simone Costa

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Corpo Docente

Alessandra Marques Pasqualotto
Amanda Ruas
Bruna Clasen
Carla Oriani Cherubina
Elaine Gibelli
Ericka Grecco
Érika Campos Tsukamoto
Fernanda Morgado
Hellen Grzadziel
Iara Otilia R. de O. Ramos
Lucimara Renó Ferreira
Maria Carolina Bianchi
Paula Covelli
Priscila  da Costa 
Renata Nery
Renata Palladino  De Bene
Rosangela  A. Nascimento Rocha
Sheila Luci Pinto Bontorim

Horário de aulas Ens. Fundamental I
1º ao 5º ano
Candidatos ao 1º ano nascidos até 30/06/2010
Manhã: 7:20 às 11:50
Tarde: 13:00 às 17:30

Ensino Fundamnetal I

ENSINO FUNDAMENTAL 1 (1º ao 5º ano)

“Só existe saber na invenção, na reinvenção, na
busca inquieta, impaciente, permanente, que os
homens fazem do mundo, com o mundo e com os
outros”

Paulo Freire – Pedagogia do oprimido

           O Colégio Cristo Rei propõe um ensino de qualidade através de uma prática educativa adequada às necessidades sociais, políticas, econômicas e culturais da realidade brasileira, que considere os interesses e as motivações dos alunos e garanta as aprendizagens essenciais para a formação de cidadãos autônomos, críticos e participativos, capazes de atuar com competência, dignidade e responsabilidade na sociedade em que vivem.

           A aprendizagem significativa só ocorre quando existe a compreensão de significados, relacionados às experiências anteriores e vivências pessoais dos alunos, permitindo a criação de problemas desafiantes que incentivem o aprender mais, o estabelecimento de diferentes tipos de relações entre fatos, desencadeando modificações de comportamentos e contribuindo para a utilização do que é aprendido em diferentes situações.

           Sendo a aprendizagem um direito de todos os alunos, as séries do Ensino Fundamental 1, visam desenvolver habilidades, ampliar conhecimentos e avançar de forma crescente. Observamos este processo ocorrer claramente com as crianças em fase de alfabetização: primeiramente conhecem as letras de seu nome, depois passam a identificar estas letras em outros lugares, interagem com diversos gêneros textuais, utilizam-se de hipóteses pessoais para escrever, analisam, sofrem intervenções do meio e avançam em um processo contínuo que culmina em um leitor e escritor fluente. De forma não diferente, este processo ocorre com todas as outras disciplinas e nas diferentes turmas.

           A avaliação tem o objetivo de estabelecer parâmetros de atuação de professores e alunos. Ela serve para mediar tomadas de decisões no processo de ensino e aprendizagem, contribuindo para tornar o aluno consciente de suas conquistas e necessidades, fazendo com que se sinta responsável por suas atitudes e sua aprendizagem.


           É importante lembrar que uma aprendizagem significativa não está ligada somente a aspectos cognitivos, mas está também relacionada a referências pessoais, sociais e afetivas. Assim, razão e emoção estão ligados para estabelecer novos significados para o aluno. Por isso, entendemos que a aprendizagem não ocorre da mesma forma e no mesmo momento para todos; interferem nesse processo as diferenças individuais, o perfil de cada um, as diversas maneiras que as pessoas têm para aprender. Por isso, nossos alunos são respeitados e diferentes estratégias são    usadas para que todos possam concretizar a aprendizagem.

           Sendo um colégio sóciointeracionista, entendemos que aprender não é um processo somente individual, nem mesmo limitado às relações professor / aluno, é um processo que está intimamente ligado a um grupo social. Os alunos participam das aulas trazendo tanto seus conhecimentos e concepções quanto seus interesses, preocupações e desejos para sentirem-se envolvidos num processo ativo, no qual a troca provoque o enriquecimento de todos. Neste processo, a intervenção e mediação do professor e a troca com os pares criam condições para que os alunos desenvolvam competências e conhecimentos.

Desta forma, as salas de aula são um espaço de conhecimento compartilhado no qual os alunos são vistos como indivíduos capazes de construir, modificar e integrar ideias, tendo a oportunidade de interagir com outras pessoas, refletindo acerca de seus procedimentos e de suas aprendizagens.

Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 658 - CEP: 04014-002 - Vila Mariana - São Paulo/SP

colegio@colcristorei.com.br

(11) 5579-4935 / 6751