Antes mesmo de entrar na escola, as crianças já estão imersas no processo de alfabetização. Chamamos este processo de letramento, em que a criança entra em contato com o sistema de leitura e escrita, entendendo a linguagem como prática social.
No Colégio Cristo Rei, os alunos do 1º ano dos anos iniciais do ensino fundamental, dão continuidade a este processo de forma sistemática. O fio condutor para o desenvolvimento deste trabalho é a psicogênese da língua escrita, criado pela psicóloga e pedagoga argentina Emília Ferreiro, que afirma que a construção do conhecimento da leitura e da escrita tem uma lógica individual. As crianças têm um papel ativo no aprendizado, elas constroem o próprio conhecimento.
Neste processo a criança passa por etapas, com avanços e recuos, até se apropriar do código linguístico e dominá-lo. Durante a ação, as crianças elaboram e reelaboram hipóteses muito curiosas e lógicas em relação à grafia.
Diante disso, o professor alfabetizador organiza a rotina com base em estratégias que contribuam para o domínio da consciência fonológica e cria um ambiente alfabetizador em sala de aula, contendo listas e textos que se tornam repertórios estáveis para estimular e desafiar as crianças em seu processo de aprendizagem.
A partir de sondagens escritas os professores acompanham as hipóteses e fazem mediações oportunas e planejamento de atividades direcionadas a avanços.
Com respeito aos ritmos e particularidades de cada um, os alunos trilham um longo e bonito processo.